Doença de Alzheimer

Tem neblina mas também há luz. Procure ajuda.

Fases da Doença de Alzheimer

Uma pessoa com Doença de Alzheimer (DA) pode viver em média entre 10 a 12 anos, embora haja muitos casos de pessoas que vivem com a doença até 20 anos, dependendo de diversos fatores.

Embora a DA desenvolva-se lentamente e de maneira diferente de pessoa para pessoa, estudiosos definem alguns padrões na forma como a doença evolui para facilitar a compreensão e ajudar no planejamento de vida e dos cuidados após o diagnóstico.

 

O processo da DA é dividido em três fases: estágio inicial, moderado e avançado:

- Inicial (Estágio I ou Estágio Leve)

Este é o período em que surgem os primeiros sinais e sintomas da DA. Na fase inicial da doença, a pessoa pode apresentar lapsos de memória para acontecimentos recentes, sendo as queixas de memória, as mais frequentes e marcantes desta fase. Esquece rapidamente o que ouviu e repete várias vezes a mesma coisa. Muitas vezes chega a repetir a mesma pergunta. Esta fase pode ter uma duração, em média, de 2 a 3 anos. De forma geral, a pessoa com DA no estágio leve ainda vive de maneira mais ou menos independente, pois já apresenta comprometimento nas atividades mais complexas da vida diária (exemplo: lidar com o dinheiro, pagar contas pessoais, planejar uma viagem ou organizar uma festa, cozinhar, dirigir, dificuldades de atenção, percepção e orientação no tempo e no espaço para lugares desconhecidos). Abaixo estão listadas algumas características mais prevalentes neste primeiro estágio:

- Esquecimento de compromissos, como aonde estacionou o carro, onde colocou objetos, o dia de algum evento importante;

- Torna-se confusa, principalmente em relação ao espaço e ao tempo;

- Tende a se isolar socialmente e evitar situações mais difíceis como reuniões sociais (visitas, aniversários, atividades em grupos);

- Não consegue resolver adequadamente situações problema;

- Tem dificuldade de discernir, faz julgamentos errados;

- Tem dificuldade para encontrar a palavra exata, podendo apresentar vocabulário empobrecido.

- Dificuldade de concentração, não conseguindo ter a atenção devida em alguma tarefa;

- Pode apresentar alterações de humor (muda rapidamente do estado alegre ao triste, sem motivo aparente), comportamento (irritação, agressividade, apatia) e personalidade (desconfiança, dependência, inflexibilidade, socialmente desadaptada).

- Necessita de ajuda para tomar decisões como: escolher uma roupa apropriada para a ocasião ou temperatura, porém ainda consegue vestir-se sozinha;

- Moderada (Estágio II ou Intermediário)

Após o estágio leve da doença, manifesta-se a fase moderada. É importante salientar que não é algo fácil de determinar, devido à diversidade existente entre os indivíduos. As mudanças que ocorrem neste estágio são cumulativas em relação ao primeiro. A duração desta fase pode variar de 2 a 10 anos. Outros comportamentos podem surgir e outros já presentes no estágio leve, podem agravar-se. Este intervalo entre os estágios, como dito anteriormente, são variáveis de pessoa para pessoa. Neste estágio, há perda significativa de memória e caracteriza-se por:

- Agravamento dos sintomas da fase anterior;

- Incapacidade em realizar suas atividades da vida diária de maneira independente, como por exemplo, atender a um telefonema, pagar uma conta, tomar banho ou vestir-se sozinho.

- Perda da capacidade para nomear objetos, nomes, compreender a linguagem escrita e oral.

- Desorientação no tempo e no espaço conhecido. Muitas vezes não reconhece lugares que já frequentava ou até mesmo pode ter dificuldade para lembrar seu próprio nome;

- Incapacidade de reconhecer pessoas próximas, como seus familiares, e objetos pessoais. Preserva somente informações antigas e bem consolidadas.

- Incapacidade para sair de casa sozinho;

- Necessidade de supervisão constante nas atividades da vida diária (tomar os remédios, vestir a roupa, tomar banho, utilizar o banheiro, alimentar-se).

- Incapacidade de se comunicar adequadamente: não consegue explicar o que sente e o que deseja, nem entender o que falam;

- Desorientação dentro da própria casa;

- Início das dificuldades no controle esfincteriano (urina e mais tarde, fezes).

- Redução da capacidade física (dificuldade para se locomover): passos mais lentos e curtos.

- Agravo dos distúrbios de comportamento. A pessoa pode apresentar irritabilidade, apatia, alterações do sono, ansiedade, sintomas depressivos, agressividade, delírio, desinibição, distúrbios de apetite, entre outros;

- O indivíduo pode apresentar dificuldades para andar, perda mais acentuada de equilíbrio e mobilidade, fadiga.

- Grave (Estágio III ou Estágio Avançado)

Nesta fase, com duração média de 8 a 12 anos, a pessoa geralmente pode ficar acamada, necessitando de assistência para tudo. Há um agravamento de todas as funções cognitivas. A comunicação apresenta uma piora expressiva. As atividades de vida diária mais simples, como alimentar-se de forma independente, são prejudicadas e a pessoa com DA pode tornar-se dependente para todas elas. Abaixo estão as principais características dessa fase:

- Praticamente apresenta perda total de memória, inclusive de acontecimentos mais antigos (memória de longo prazo);

- Pode apresentar dificuldades de deglutição (para engolir);

- Quase não fala;

- Perde totalmente o controle urinário e fecal;

- Pode ter atrofia de membros;

- Não reconhece a si mesmo. Muitas vezes quando se vê no espelho, pode pensar que é um estranho ou outra pessoa;

- Frequentemente pode não reconhecer filhos e familiares de seu convívio;

- Pode caminhar com dificuldades, apresentando passos arrastados e muitas vezes hesitando no andar;

- Fica muito mais vulnerável a ter complicações como: lesões de pele, infecção de rins e pulmões, desnutrição, desidratação.

 

Referências bibliográficas:

MACHADO, J. C.. Doença de Alzheimer. In: FREITAS, Elizabete Viaba; PY, Ligia; GORZONI, Milton Luiz; DOLL, Johannes; CANÇADO, Flávio Xavier. (Org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4ed.Rio de Janeiro - RJ: Guanabara Koogan, 2016, v. 1, p. 240-268. 

VITAL, T. M.; COELHO, F. G. M. ; ANDRADE, L. P. ; NASCIMENTO, C. M. C. ; COSTA, J. L. R. . Doença de Alzheimer. In: Flávia Gomes de Melo Coelho; Sebastião Gobbi; José Luiz Riani Costa; Lilian Teresa Bucken Gobbi. (Org.). Exercício físico no envelhecimento saudável e patológico: da teoria à prática. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v.1, p. 185-200. 

ANDRADE, L. P.; COELHO, F. G. M. ; BARBIERI, F. A. ; ORCIOLI-SILVA, D. ; SIMIELI, L. . Alterações motoras na doença de Alzheimer. In: Flávia Gomes de Melo Coelho; Sebastião Gobbi; José Luiz Riani Costa; Lilian Teresa Bucken Gobbi. (Org.). Exercício Físico no Envelhecimento Saudável e Patológico: Da teoria à prática. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2013, v.1, p. 201-2014.