1. Esquecimentos de fatos e acontecimentos recentes.
Perda de memória recente é um sintomas mais importantes da Doença de Alzheimer.
Esquecer faz parte da vida, pois todos esquecem algo em algum momento ou outro. Mas se isto for frequente e interferir na rotina diária, pode ser sinal de alerta para procurar ajuda profissional.
Com o envelhecimento, lapsos ocasionais de memória podem ocorrer, mas a pessoa consegue lembrar-se mais tarde. O que muda com o envelhecimento é que a velocidade de processamento da informação recebida pelos órgãos dos sentidos pode tornar-se mais lenta. Portanto, demência não é parte natural do envelhecimento.
Repetir várias vezes a mesma pergunta ou história, deixar queimar a comida com frequência, esquecer a torneira aberta, não lembrar data, eventos importantes e o nome das pessoas, são sinais de alerta.
Sabemos que esquecer, faz parte da vida, pois todo mundo esquece de vez em quando alguma coisa, porém, quando o esquecimento for frequente e descontextualizado, por exemplo: esquecer o nome de um vizinho, pode acontecer, mas não saber mais que ele é seu vizinho, é um sintoma preocupante.
Importante ressaltar que nem toda perda de memória é Doença de Alzheimer. Por isso, é preciso investigar outras doenças ou condições que também possam causar comprometimento de memória.
ATENÇÃO: Ao notar esses sinais com frequencia, procure seu médico de confiança ou outro experiente neste assunto.