Ação

Aqueles que colocam sua vida de lado para cuidar de alguém, merecem ser reconhecidos, não abandonados...

Dez Maneiras de amar seu cérebro

Estudos demonstram que mais de um terço dos casos globais de Doença de Alzheimer e outras doenças relacionadas poderiam ser reduzidos através de estilo de vida saudável.

A prevalência mundial de demência poderia ser reduzida em mais de 1 milhão de casos se alguns fatores de estilo de vida e saúde fossem controlados. Uma intervenção que atrasasse a demência em um ano, poderia diminuir 9 milhões de pessoas com demência em 2050. 

E se não for possível atrasar, pelo menos que não seja precipitado o início dos sintomas, devido alguma outra doença ou condição.

 

Então, concentre-se na prevenção!

1. Sue a camisa

Fazer regularmente exercícios físicos aumenta a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo para o corpo e o cérebro.

 

2. Devore livros

A educação formal, em qualquer fase da vida, ajudará a reduzir o risco de declínio cognitivo e demência. Continue estudando...

 

3. Largue o cigarro

Evidências mostram que fumar aumenta significativamente o risco de comprometimento cognitivo. Parar de fumar pode reduzir esse risco a níveis comparáveis àqueles que não fumaram.

 

4. Cuide do seu coração

Emagreça e controle sua pressão arterial, diabetes. Cuidar do coração é cuidar do cérebro.

 

5. Proteja a cabeça

Traumas na cabeça podem aumentar o risco de comprometimento cognitivo e demência. Use capacete e cinto de segurança para praticar esportes ou andar de bicicleta e tome medidas para evitar quedas.

6. Cuide de seu sono

Não dormir o suficiente devido a condições como insônia ou apnéia do sono ou por hábito, pode resultar em problemas de memória e raciocínio.

 

7. Cuide de sua saúde mental

Alguns estudos relacionam a história de depressão com o aumento do risco de comprometimento cognitivo; portanto, busque tratamento médico se tiver sintomas de depressão, ansiedade ou outros problemas de saúde mental. Além disso, tente gerenciar o estresse.

 

8. Alimente-se corretamente

Preste mais atenção ao que você come. Uma dieta equilibrada com menos gordura, menos sal, mais rica em vegetais e frutas, pode ajudar a reduzir

o risco de comprometimento cognitivo.

 

9. Enfrente desafios

Desafie e ative seu cérebro. Aprenda coisas novas (instrumentos musicais, uma nova língua), pratique jogos que fazem você pensar estrategicamente. Desafios estão associados a fatores protetores de declínio cognitivo.

 

10. Faça amigos

O envolvimento social está relacionado à saúde do cérebro. Mantenha atividades sociais que sejam significativas para você.

Junte-se a um trabalho voluntário, um grupo de coral, dança, teatro oupelo menos, compartilhe atividades com amigos e familiares.

 

Fonte:

- Recomendações do Relatório: Commission on Dementia - Prevention, Intervention and Care. Gill Livingston - University College London - The Lancet International.

- Alzheimer's Association.